Descrição e objetivos

Esta operação corresponde a um programa integrado e diversificado de apoio a alunos (em particular do 1.º ciclo de escolaridade) e respetivas famílias, com perfis mais vulneráveis e de risco (pobreza, contextos familiares desestruturados e de baixa funcionalidade, afetados por traumas, entre outros), visando o combate ao abandono e insucesso escolares, assim como um maior bem-estar desses públicos desfavorecidos.

A operação inclui as seguintes ações principais, devidamente integradas e articuladas:

  1. Programa de apoio integrado a alunos em situação/risco de exclusão, pobreza, abandono e/ou insucesso escolares, incluindo:
  • Disponibilização de novas atividades de conhecimento e aplicação da robótica e tecnologias digitais;
  • Implementação de um plano de atividades complementares, capazes de reforçar a ligação dos alunos à escola;
  • Apoio aos alunos nas áreas da terapia ocupacional e terapia da fala;
  • Promoção do desenvolvimento psicossocial promotor do sucesso escolar;
  • Ações de comunicação e promoção.
  1. Capacitação e Certificação de Escolas Sensíveis ao Trauma

A ação 2 visa (1) a capacitação e (2) a certificação dos contextos educativos, através do envolvimento dos seus atores (líderes, profissionais e comunidade), despertando a sua consciência e potenciando a sua atuação nesta problemática. Este processo implica, primeiramente, o diagnóstico das suas práticas considerando as dimensões críticas de uma cultura organizacional orientada para os cuidados sensíveis ao trauma, designadamente: Políticas da organização, Formação dos profissionais, Práticas no rastreio, Avaliação e articulação inter-serviços, Supervisão e suporte, e ainda Ambiente físico.